sábado, 22 de janeiro de 2011

Dos dons do Espírito Santo


Os dons do Espírito Santo são sete: 1º o dom da Sabedoria; 2º do Entendimento; 3º do Conselho; 4º da Fortaleza; 5º da Ciência; 6º da Piedade; 7º do Temor de Deus.

Os dons do Espírito Santo servem para nos confirmar na Fé, na Esperança e na Caridade; e para nos tornar prontos aos atos das virtudes necessárias para conseguir-se a perfeição da vida cristã.

A Sabedoria é um dom com o qual nós, elevando a mente acima das coisas terrenas e frágeis, contemplamos as eternas, isto é, a eterna Verdade que é Deus, comprazendo-nos com Ele e amando-O, pois consiste em todo nosso bem.

O Entendimento é um dom com o qual nos é facilitada, tanto quanto é possível a um homem mortal, a inteligência da verdadeira Fé e dos divinos mistérios, os quais não podemos conhecer com a luz natural de nosso intelecto.

O Conselho é um dom com o qual, nas dúvidas e incertezas da vida humana, conhecemos o que mais convém para a glória de Deus, à nossa salvação e à do próximo.

A Fortaleza é um dom que nos incute valor e coragem para observar fielmente a santa lei de Deus e da Igreja, superando todos os obstáculos e os assaltos dos nossos inimigos.

A Ciência é um dom com o qual julgamos retamente as coisas criadas e conhecemos o modo de bem usá-las e de as dirigir ao fim último que é Deus.

A Piedade é um dom com o qual veneramos e amamos a Deus e os Santos, e conservamos um ânimo pio e bondoso para com o próximo por amor de Deus.

O Temor de Deus é um dom que nos faz reverenciar a Deus e temer ofender a sua Divina Majestade, e que nos afasta do mal, incitando-nos ao bem.

Catechismo Maggiore promulgato da San Pio X, Roma, Tipografia Vaticana, 1905, Edizione Ares, Milano.

3 comentários:

  1. Caso queiramos saber se estamos realmente nos deixando ser conduzido pelo Espírito Santo é só verificarmos se os seus frutos estão sendo produzidos em nós, ou seja... Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade,
    brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. (Gl 5, 22-23)

    ResponderExcluir
  2. O número sete no contexto bíblico. Significa universidade, totalidade, perfeição. Os dons do Espírito são inúmeros, portanto, ao falar em sete, podemos dizer que recebemos todos os seus dons...então devemos agradecer ao 'Bom Deus', todos os Dons, presentes maravilhosos, que nos leva a 'Santidade'. Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Olá caríssimo irmão, é com grande satisfação que passo a você o Troféu Blog Cristão 2011, visite o meu blog e veja seu presente. Não podemos deixar de reconhecer que: Toda Honra, Glória, Louvor e Adoração pertence ao Único Senhor e Salvador Jesus Cristo. Força e coragem na missão e que DEUS nos abençoe com a força do Espírito Santo. Amém!!!

    ResponderExcluir