quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

As Virtudes Cardeais


As virtudes cardeais são: Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança. Elas se chamam virtudes cardeais porque são o eixo e o fundamento das virtudes morais.

A Prudência é a virtude que dirige toda ação ao seu devido fim, e por isso procura os meios convenientes para que a ação seja bem feita, e assim aceita pelo Senhor.

A Justiça é a virtude pela qual damos a cada um o que lhe é devido.

A Fortaleza é a virtude que nos dá coragem para não temer nenhum perigo, nem mesmo a própria morte no serviço de Deus.

A Temperança é a virtude pela qual refreamos os desejos desordenados dos prazeres sensíveis e usamos com moderação os bens temporais.

Catechismo Maggiore promulgato da San Pio X, Roma, Tipografia Vaticana, 1905, Edizione Ares, Milano.

Um comentário:

  1. "Senhor, governai, durante este dia, todos os meus pensamentos, palavras e ações. Dai-me humildade de espírito e pureza de consciência. Plantai em mim a castidade do corpo e da alma, a humildade, a austeridade, a paciência. Guardai os meus pés, as minhas mãos, o meu coração. Dirigi-me, hoje e sempre, nos caminhos da verdade, da paz e da justiça, pela graça do Redentor" (Atribuído a São Jerônimo).Paz e bem!

    ResponderExcluir