sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pelágio e a confissão


Conhecí uma pessoa que tinha um orgulho muito forte. Queria ser a atenção principal de todos. Onde estivesse queria ser sempre o primeiro. O orgulho lhe falava sempre mais alto.

Foi assim que lembrei desta história de "Pelágio e a confissão":

Conta-se na crônica de São Bento dum eremita, chamado Pelágio, que posto por seus pais a guardar os rebanhos, levava uma vida exemplar, de modo que todos lhe davam o nome de santo; e assim viveu por muitos anos.

Mortos seus pais, vendeu aquelas poucas coisas que ainda lhe ficavam e se fez eremita.

Uma vez, por desgraça, consentiu num pensamento de impureza. Caído no pecado, viu-se abismado numa melancolia profunda; porque o infeliz não queria confessa-lo, para não perder o conceito de santidade.

Durante esta obstinação passou um peregrino que lhe disse: Pelágio, confessa-te, porque Deus te perdoará e recobrarás a paz que perdeste; e desapareceu. Depois disso resolveu-se Pelágio a fazer penitência de seu pecado, mas sem confessar-se, imaginando que Deus lho perdoaria sem a confissão.

Entrou num mosteiro, onde foi imediatamente bem recebido por sua boa fama, e nele começou a
fazer uma vida áspera, mortificando-se com jejuns e penitências. Chegou finalmente a morte, e confessou-se por derradeira vez; mas assim como por pejo deixara em vida de confessar seu
pecado, assim o deixou também na morte. Recebeu o Viático, morreu e foi sepultado no mesmo conceito de santo.

Na noite seguinte, o sacristão achou o corpo de Pelágio sobre o sepulcro; enterrou-o outra vez; mas, tanto na segunda como na terceira noite, achou-o sempre insepulto, de maneira que deu aviso ao abade, o qual, indo junto com os outros monges, disse:

Pelágio, tu foste obediente em vida, obedece também depois da morte: dize-me da parte de Deus se é talvez vontade divina que se coloque teu corpo nalgum lugar reservado?

E o morto, dando um uivo espantoso, respondeu:

Ai de mim! que estou condenado para sempre por uma culpa que deixei de confessar. Olha, abade, meu corpo!

E no mesmo instante apareceu seu corpo como um ferro ardente, que lançava horríveis faíscas
de fogo. Ao ponto que se puseram todos em fuga; mas Pelágio chamou ao abade, para que tirasse da boca a partícula consagrada, que ainda tinha. Feito isto, disse Pelágio que o tirassem da igreja e o lançassem para um monturo, e assim se fez.

Livro: “Caminho Reto” de Santo Antonio Maria Claret – Editora Ave Maria.

A pintura acima é de Silva Porto: "Guardando o Rebanho"

3 comentários:

  1. Interessante e nos faz lembrar da passagem do evangelho de São João. Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.
    Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.
    Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos. (Jo 20, 21-23)
    Jesus deu autoridade à Igreja para perdoar pecados. Obeserve que Tomé, um dos doze, não estava presente, eu arrisco a dizer que não somente leigos, mas também Padres, muitos não acreditam no perdão do pecado confessado a outro homem. Os protestantes como sabemos se confessam diretamente com Deus, o que será deles? não sei! Só sei que a misericórdia de DEUS supera as nossas fraquesas!!!

    ResponderExcluir
  2. “Se nos deixarmos levar pela mão de Deus, venceremos o demônio: se combatermos sozinhos, seremos vencidos” (Sto. Agostinho)...

    Arrepender-se quer dizer não querer de maneira nenhuma continuar com a alma manchada pelo pecado, sentir uma dor profunda por ter traído a bondade de Deus, ter ofendido e entristecido a Deus, que nos ama tanto...OBS:Se a Igreja nos oferece este bendito 'sacramento',devemos nos aproximar do Padre,vendo o próprio Jesus,que quer nos purificar de toda lepra do pecado.Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Amigos,
    GRAÇA-REDENÇÃO E PAZ! PARABÉNS PELO BLOG TÃO COMBATIVO E NA DEFESA DA FÉ TRADICIONAL DA SANTA IGREJA, É DE CATÓLICOS ASSIM QUE NOSSA NAÇÃO NECESSITA COM URGENCIA. É PRECISO MANTERMOS NOSSA UNIDADE.
    DIVULGUEM TAMBÉM NOSSO BLOG EM VOSSA PAGINA.
    ABRAÇOS FRATERNOS

    Lucio Paulo Gouvea
    e-mail: devotossaosebastiao@ig.com.br
    BLOG: "virgem de guadalupe"
    http://www.virgemdeguadalupe.blogspot.com

    ResponderExcluir