segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Justiça Divina: Deus pune não só as pessoas, mas também as Nações


Desde sua criação o homem vem se rebelando constantemente contra as ordens, os preceitos e os mandamentos divinos.
Nossos primeiros pais desobedeceram à ordem de Deus e comeram do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, cometendo assim o Pecado Original, pelo qual foram severamente punidos com a perda dos dons sobrenaturais e preternaturais e o exílio neste vale de lágrimas (cfr. Gn 3).

Daí por diante, com o assassinato de Abel por Caim, uma grande parte da humanidade - talvez a maior parte dela - efetive sempre caminhando nas vias do mal, da perdição, da desobediência e da resulta contra Deus.

Tendo em vista esse comportamento do homem, fruto do pecado original e do mau uso do livre arbítrio, Deus passou a usar de sua justiça infinitamente santa para punir o pecador com penas temporais nesta Terra ou, nos casos de impenitência final, com a condenação às penas eternas do inferno.

Mas Deus não se limita a castigar individualmente os homens por sua prevaricação. Quando esta se toma de tal maneira generalizada, a ponto de ser praticada pela maioria maciça da humanidade - ou mesmo de um povo ou dos habitantes de certa região ou país - com requintes de malícia e de impenitência, o Criador pune tais pecadores com grandes castigos coletivos. Ou então ameaça puni-los, caso não se convertam.

Na Sagrada Escritura são incontáveis as ocasiões em que Deus manifesta sua intenção de punir o povo por seus maus costumes e/ou pelas falsas doutrinas que abraçaram.

Eis alguns exemplos, entre muitos, da palavra de Deus enquanto exprimindo sua cólera, ao anunciar os castigos com que puniu e ainda punirá a humanidade pecadora:

O dilúvio:

"Deus viu que a maldade do homem era grande sobre a terra, e que era continuamente mau todo desígnio de seu coração. Deus arrependeu-se de. ter feito o homem sobre a terra, e, tocado de íntima dor de coração, disse: exterminarei da face da terra o homem que criei - e com os homens os animais, os répteis e as aves do céu -, porque me arrependo de os ter feito" (Gn 6, 5-7).

Torre de Babel:

"E assim o Senhor os dispersou daquele lugar por todos os países da terra, e cessaram de edificar a cidade. E, por isso, lhe foi posto o nome de BabeI, porque aí foi confundida a linguagem de toda a terra, e daí os espalhou o Senhor por todas as regiões" (Gn 11,8-9).

Sodoma e Gomorra:

"Disse pois o Senhor: O clamor de Sodoma e de Gomorra aumentou, e o seu pecado agravou-se extraordinariamente. Descerei e verei se suas obras correspondem ao clamor que chegou até mim, então ficarei sabendo" (Gn 18, 20-21).
"Fez, pois, o Senhor chover sobre Sodoma e Gomorra enxofre e fogo do céu; e destruiu estas cidades, e todo o país em roda, todos os habitantes das cidades, e toda a vegetação do solo" (Gn 19, 24-25).

O povo judeu:

"E o Senhor falou a Moisés, dizendo: Vai, desce; o teu povo, que tiraste da terra do Egito, perverteu-se .... Vejo que este povo é de cerviz dura; deixa-me, a fim de que a minha ira se acenda contra eles e os consuma" (Ex 32, 7, 9-10).
"Sucedeu, pois, que tendo os filhos de Israel pecado contra o Senhor seu Deus .... prestaram culto aos ídolos. Praticaram adivinhação e a feitiçaria .... E o Senhor' irritou-se sobremaneira contra Israel e arrojou-o para longe de sua face .... Por isso o Senhor rejeitou toda a raça de Israel, humilhou-a e a entregou aos saqueadores, e enfim baniu-a para longe de sua face" (4 Reis 17,7-20).

Apostasia e idolatria:

".... E acontecerá, naquele tempo, que Eu esquadrinharei Jerusalém com lanternas e castigarei os homens que, mergulhados em suas fezes, dizem em seu coração: O Senhor não pode fazer nem o bem nem o mal. Sua riqueza será saqueada, suas casas devastadas; eles edificarão casas mas não as habitarão, plantarão vinhas e não beberão de seu vinho.
"O dia grande do Senhor está próximo .... Esse dia será um dia de ira, um dia de tribulação e angústia, um dia de devastação e de destruição, dia de trevas e escuridão, um dia de nuvens, um dia da trombeta e do grito de guerra contra as cidades fortificadas e contra as torres elevadas. Afligirei os homens e eles caminharão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o seu sangue será derramado como o pó, e suas entranhas como o esterco (Sofonias I, 12-18).

Sobre os castigos do fim dos tempos:

"Jesus respondeu: Atenção para que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e seduzirão a muitos. Porque ouvireis falar de guerras e de rumores de guerras. Olhai, não vos alarmeis; porque importa que estas coisas aconteçam, mas não é ainda o fim. Pois se levantará nação contra nação e reino contra reino, e haverá pestilências, e fomes e terremotos em todos os lugares. E tudo isso será o princípio das dores" (Mt 24, 4-8).

Trechos da Revista Catolicismo número 537

7 comentários:

  1. Acrescente: Deus também pune populações impenitentes coniventes com o uso e o tráfico de drogas, assassinato, roubo e demais infrações das leis dos homens e de Deus, provando serem egoístas e sem caridade.

    ResponderExcluir
  2. Estou indicando o seu blog na seleta lista dos melhores blogs do Brasil. Por isso receba o prêmio Sunshine Award como prova desse reconhecimento. Visite meu blog e veja as regras para usar o Selo-Prêmio. Parabéns.

    http://exercitocatolico.blogspot.com/2010/11/o-blog-exercito-catolico-recebe-o-selo.html

    ResponderExcluir
  3. Quero começar o meu comentário assim: Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus, e o povo que ele escolheu para sua herança. (Sl 33, 12)
    E não só a nação mas também o homem, a mulher e todo ser vivente. É feliz quem coloca a sua confiança no Deus de Israel, é feliz quem tem como Senhor o Deus de Abrão, Isaque e Jacó.

    ResponderExcluir
  4. 1 Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia. 2 Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo. 3 Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles...(Apocalipse 21,1-12)...Que promessa linda,Deus nos faz,vamos ser bons filhos,para participar desse novo Reino.Paz e bem!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço os comentários dos amigos. Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  6. Giovanna Maria Marto, muito me honra tal indicação. Parabéns pelo seu maravilhoso blog Exército Católico.

    ResponderExcluir
  7. É verdade,Deus abençoa,mas também castiga.
    Ótima postagem!

    ResponderExcluir