sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Alcazar de Toledo

Em 1936 o comunismo tentou dominar a Espanha. O Coronel Moscardo se reuniu com alguns poucos patriotas e se dirigiu ao Alcazar de Toledo (Antiga Academia Militar) e lá, homens e mulheres, fechando as portas do Alcazar, resolveram resistir heroicamente ao inimigo de Deus, da Pátria e dos homens: O Comunismo.


O chefe comunista, localizou o filho do Coronel Moscardo e prendeu-o, pensando que com isso o Alcazar se renderia. Telefonou ao Coronel Moscardo e ameaçou de matar o seu filho se o Alcazar não se rende-se. A Conversa por telefônica foi história e se encontra até hoje registrada nos arquivos da Espanha:

Em 23 de Julho de 1936, às três horas, Candido Cabello - chefe da milícia em Toledo - telefona para o Coronel Moscardó. Após identificar-se, fez um ultimato ao comandante do Alcazar:
- O senhor é responsável por todos os crimes e tudo o que está acontecendo em Toledo. Dou-lhe dez minutos para se render. Do contrário, fuzilarei seu filho Luís, que está aqui ao meu lado.
- Acredito - disse Moscardo.
- Para que saiba que digo a verdade - continuou Cabello - ele vai falar!
- Papai! - gritou Luis ao telefone.
- O que é, meu filho.
- Nada. Eles dizem que me matarão se o Alcazar não se render. Mas não se preocupe comigo.
- Se for verdade - replicou Moscardó - encomende sua alma a Deus, grite Viva a Espanha! e morra como um herói. Adeus, meu filho. Um beijo.
- Adeus, meu pai. Um grande beijo para o senhor também.
Quando Cabello voltou ao telefone, disse Moscardo:
- Pode esquecer o prazo que me deu. O Alcazar nunca se renderá!
E desligou o telefone.
Os Comunistas foram derrotados e a Espanha ficou livre do jugo comunista, graças a ação heróica do Coronel Moscardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário